Blog

Plataformas de E-commerce B2B na Prática
Geral

Plataformas de E-commerce B2B na Prática 27/11/2020

por Osmar Oliveira

O crescimento dos negócios por meios digitais vem crescendo há alguns anos, muitas empresas tinham uma atuação modesta e concentrava a maior parte dos investimentos e de sua força comercial em canais de vendas tradicionais, em 2020 as limitações de deslocamentos, afastamento social, medidas restritivas, trouxe uma grande mudança nesse cenário.

Plataformas de E-commerce B2B na Prática

Podemos citar inúmeros setores que para escoar sua produção, dependiam ou ainda dependem totalmente dos canais de vendas tradicionais como: representantes, distribuidores, centros atacadistas, feiras de negócios. Setores como vestuário, calçadista, produtos agropecuários, insumos diversos, viram seus pedidos cair consideravelmente ou até mesmo ficaram sem faturamento de um dia pra outro.


Podemos dizer que 2020 nos trouxe grandes aprendizados em todas as esferas, no meio dos negócios precisamos fazer em 01 ano o que seria em 05 ou 10 anos, é certo afirmar que teremos um grande salto na qualidade de gestão das empresas brasileiras, teremos o surgimento de novas práticas, a utilização de novas estratégias e canais de vendas. Como essas mudanças podem ser feitas ?


Uma ferramenta que já está sendo usada por muitas empresas, é a plataforma de Ecommerce B2B, (business-to-business) que é a venda online entre empresas, quando duas empresas fazem negócios como cliente e fornecedor, através dessa plataforma as empresas podem expor seus produtos com fotos, descrições técnicas, aplicações, material descritivo, valores e políticas comerciais enquanto que as empresas clientes podem com toda segurança realizar seus pedidos escolhendo seus modelos, tamanhos, voltagem, quantidades, opção de pagamentos, prazos de entrega.


Na prática podemos concluir que as Plataformas de E-commerce B2B, são ferramentas práticas, seguras, e assertivas para o recebimento dos pedidos, e serão cada vez mais presentes nas estratégias das pequenas, médias e grandes empresas, ela se juntarão ao já existentes canais de vendas e as empresas que conseguirem integrar todos esses ativos comerciais sairão na frente da concorrência.


Transformar estruturas organizacionais analógicas em estruturas digitais será um importante diferencial competitivo para o ano de 2021, a ADSOMOS SOFTWARES, propõe essa transformação ao mercado, desenvolvendo Soluções Integradas para empresas de médio e grande porte.