Blog

Nota Fiscal Eletrônica para o seu negócio
Dicas

Nota Fiscal Eletrônica para o seu negócio 17/12/2019

por Adsomos

Nota Fiscal Eletrônica para o seu negócio

Para chegarmos a Nota Fiscal Eletrônica, primeiro vamos entender o que é Nota Fiscal.


Toda vez que você passa por um processo de compra de algum produto ou serviço, em seguida você recebe um papel. Esse documento é obrigatório e serve como uma forma de registrar a transação de produtos ou serviços.

 

Além de proteger o consumidor, no que se diz respeito aos direitos de troca dos produtos e de reclamação, a Nota Fiscal serve para o recolhimento de impostos. É um documento que comprova as transações comerciais, informando quanto dinheiro entrou e saiu da empresa. A emissão da Nota Fiscal é obrigatória, pois através dela a Receita Federal pode calcular a movimentação de dinheiro entre as atividades comerciais. 

 

Uma Nota Fiscal Eletrônica é igual a uma Nota Fiscal em todos os processos, a única diferença é que ela é emitida digitalmente, através de uma compra on-line.

 

A NF-e tem como objetivo modernizar as empresas e também fazer com que os documentos oficiais fiquem cada vez mais eletrônicos, reduzindo a utilização do papel impresso, ajudando a preservar o meio ambiente.

 

Outros pontos como redução da sonegação, transporte de documentos, melhora na confiança na Nota Fiscal, colabora no acompanhamento e controle de dados, são outros benefícios de emitir Notas Fiscais Eletrônicas. 

 

Exitem três tipos de de Nota Fiscal Eletrônica: NF-e Serviços, NF-e Produto e NFC-e. A nota fiscal eletrônica de serviços como o próprio nome diz, serve para prestação de serviços, como por exemplo escolas, academias e etc. 

 

A nota fiscal eletrônica de produto é referente a nota da venda de um produto. E a nota fiscal do consumidor eletrônica tem como objetivo documentar as operações comerciais de venda presencial ou de venda com entrega na residência.

 

Você sabe como emitir uma nota fiscal eletrônica? Para realizar a emissão de uma nota é necessário ter um certificado digital, que verifica a validade jurídica à nota fiscal eletrônica. Além disso, a empresa precisa usar o modelo e-CNPJ, que nada mais é do que o CNPJ virtual e serve para emitir a nota fiscal eletrônica e transmitir a Escritura Fiscal Digital, e encaminhar obrigações acessórias.