Blog

Como fazer a gestão do seu negócio em tempos de se reinventar
Dicas

Como fazer a gestão do seu negócio em tempos de se reinventar 14/04/2020

por Diord Borges

Como fazer a gestão do seu negócio em tempos de se reinventar

 

De repente acordamos em um mundo onde os tradicionais apertos de mãos que simbolizam a realização e o fechamento de um bom negócio são proibidos, e já não há em nossas salas de reuniões as valorosas discussões sobre projetos e a descontração do coffee break.


Em tempos de pandemia já não é novidade que devemos ter como fator principal o cuidado com a saúde e estar atento a toda e qualquer mudança que possa ocorre acerca destes momentos de instabilidade.


Contudo, devemos saber que o momento inspira cuidados e não a um pânico generalizado, afinal, você e eu temos muitas formas de usar tudo aquilo que já foi criado e pensado para ‘’não para, mas buscar formas de reinventar’’ nossa forma de nos conectar aos nossos parceiros, clientes e demais pessoas que fazem parte do nosso dia-dia.
Devemos ainda estar atentos ao cenário econômico atual, bem como as tendências à que ele aponta para que possamos passar por este momento sem muitos prejuízos e quem sabe com mais força, ideias e preparo para outras possíveis crises. Foi pensando nisso que resolvemos compartilhar com você algumas informações que podem ajudar a repensar a forma como estamos agindo em nossos negócios. 


Podemos elencar algumas recomendações e plano de ação com base nas análises dos especialistas em gestão e vendas, Raul Candeloro e Marcelo Caetano, diretores da Venda Mais, como fatores de grande importância para empresas que buscam forças em meio à esta crise, sendo estes:


Tendências
•Venda por diversos canais;
•Atividades operacionais devem ser automatizadas em todos departamentos da empresa;
•Criar uma central de inteligência de vendas (O que compõe uma central de inteligência de vendas?)
-Ter definido perfil do cliente
-Empresa é quem decide qual cliente será atendido (simplesmente pedir ao comercial prospectar vai fazê-lo prospectar qualquer cliente, mesmo que dentro do perfil, é necessário dividir a prospecção dentro da curva ABC).

 

Novo planejamento
Rever o planejamento anual, validar a meta trimestral, criar um novo planejamento pós crise;
Tendo como proposta de valor criação de um serviço que ajuda o cliente na crise, que resolve seus problemas – Este serviço precisa: Diminuir, Aliviar ou Melhorar as dificuldades nos momentos de crise.

 

Revisão dos canais de atendimento e prospecção 
-Quais ferramentas temos?
-Quais ferramentas estão em uso?
-Quais mais outras ferramentas podemos usar?

 

Revisão dos canais de vendas 
-Telefone;
-Internet;
-Parcerias.

 

Revisão das formas de remuneração
-Remuneração diferente entre vendas novas e vendas recorrentes;
-Remuneração mais alta ou mais baixa de acordo com o tipo de receita prospectada.

 

Além das dicas acima, temos ainda que verificar a eficiência dos canais com os quais estamos nos relacionando com os clientes. Criar e documentar os processos para que possamos obter indicadores que possam nos dar auxilio em tomadas mais precisas de decisão.


O envolvimento das lideranças da empresa nas etapas descritas é vital para a empresa, envolver pessoas nos processos mesmo a distância pode trazer ótimas ideias para solucionar problemas.
Por fim, manter a mente e a saúde saudáveis são indispensáveis para garantir uma boa gestão e gerar bons resultados. Mantenha-se seguro e conectado com a seu time e juntos vamos superar esta crise.