Blog

A internet das coisas em um futuro não tão distante
Dicas

A internet das coisas em um futuro não tão distante 05/12/2019

por Adsomos

A internet das coisas em um futuro não tão distante

Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) é quando um dispositivo móvel como celular, tablet, computador e etc, estão conectados em um objeto físico e que só funcionam perfeitamente porque dependem da internet por meio de softwares e sensores inteligentes que transmitem dados para uma rede. 

 

Para 2020 há uma previsão de que no mundo existirão mais de 26 bilhões de dispositivos conectados. Esse futuro não é tão futuro e em alguns países a Internet das Coisas é realidade, como a cidade de Barcelona na Espanha, onde o uso de água para irrigação em jardins e fontes públicas já é controlado digitalmente para evitar desperdícios. Outro exemplo, que acontece na mesma cidade, são os postes que possuem um sistema de iluminação dotados de sensores de presença, que também são utilizados como roteadores para conexão Wi-fi.

 

O Tecnoblog traz alguns exemplos para entendermos melhor a Internet das Coisas: 


- Um aspirador de pó robô pode ser programado para limpar a casa depois da hora de dormir;
- As lâmpadas da casa podem emitir luzes em tons específicos durante vários momentos do dia, ou se apagarem quando todos saírem;
- O ar-condicionado pode se ativar cinco minutos antes de você chegar, deixando o ambiente na temperatura correta;

 

A tendência é que conforme os anos vão passando, os produtos e iniciativas tecnológicas permitam que os dispositivos sejam ligados à internet, com intuito de agilizar o tempo e usufruir de recursos extras que possam agregar à população.